Pesquisar este blog

Fortaleza em si mesmo


O que você tem visto? Como tem visto?
A projeção da imagem é externa, enquanto a acepção é dada por nós. Não há como despir-se dos valores e crenças. E muito menos das defesas. Talvez até das auto defesas.
Diante da contrariedade apresentamos um desperdício de energia que logo percebemos o quanto é vão. Num primeiro momento reagimos com a não aceitação, geralmente com imprudência, até darmo-nos conta do quão é descabido o esforço.
Preserve sua energia para o útil. Faça a reflexão de até aonde você está disposto a lutar por aquilo. Se para vencer falta um pouco mais de "força", SIGA. Mas se perceberes que tamanha dedicação é demasiada para tal conquista, poupe o esforço. Haverá outras ocasiões para empenhar-se.
Por isso, a forma como se percebe algo é determinante. Ao interpretar o que está se passando, por vezes, temos instantes para decidir como agir. Ou não agir.
Já vi dizerem que a inteligência é a rapidez em ver as coisas como são. Isso é uma parte da inteligência.
Reforço a frase de Sócrates, conhece a ti mesmo. Pois será desta forma, que o discernimento lhe mostrará o caminho correto. Não há regra básica para o caminho que deve ser trilhado por alguém. Pois o caminho refere-se a individualidade. E esta não limita-se às regras por outro descritas.
O que precisamos para saber o caminho está em nós. A forma de amadurecer a consciência é particular, mas  amadurece-la é para todos. Sim, mas uns levarão muito mais tempo. Enquanto outros, sequer chegarão a este estágio.
Tudo o que você precisa já está ai. Basta buscar-se. E então, o auto conhecimento florecerá, o prisma da consciência alvorecerá, o discernimento será ornamento precioso da tuas frontes. E estas junto ao teu pensamento desmitificarão os deslumbres cotidianos, facilitando assim, a escolha de onde empenhar as energias.
Lembre-se de que pensamento é valiosa energia. A mente perturbada emite essas ondas vibratórias de maneira difusa. Ocasionando, então, uma intensidade muito baixa em cada uma das ondas.
Entretanto, quando o pensamento está concentrado, encontra a fortaleza em si mesmo. E por saber consciente o que deseja, seus esforços garantirão a conquista. Pois o objeto do desejo está recebendo toda a conjunção de energias. E não há desgastes com o desnecessário.
E então, o que você tem visto? Como tem visto?

4 comentários:

  1. Realmente o "como se vê" é muito mais importante do que se vê! Mas não é fácil distinguir o "como do que"! Texto muito legal! Faz refletir, como outros daqui! Sempre saio melhor daqui do que quando entrei!

    ResponderExcluir
  2. Legal ver o Blog ativo. Parabéns!

    Sobre o texto "Fortaleza em Si",

    Respondendo a pergunta, bom, eu tenho visto que em certas ocasiões nos fechamos como "Ostras" e a vontade de crescer ou superar nossos limites nos leva a agir de forma nem um pouco solidária. Sabe uma coisa que tenho percebido? As pessoas mais fortes que eu conheço, são aquelas que mais se doam aos outros. Todos nós ansiamos por independência e às vezes esquecemos de que é impossível crescer sozinhos, somente no vácuo de pensamentos e buscas internas.

    Esse texto me faz refletir sobre vários aspectos da minha vida. É um texto poli lateral e isso é ótimo! O que nos motiva? Qual é a força que nos leva? Aí estão os combustíveis: Família, amigos, projetos, objetivos e claro, um pouco de ambição... Enfim, essas coisas nos dão impulso para percorrermos mais uma milha, são motivos para criar novas canções e mais de mil razões para viver. Meu oásis são aqueles que estão aqui dentro de mim, minha verdadeira fortaleza, aqueles que me fazem forte, que me sustentam com amor.
    Esse tesouro todo fica dentro dos nossos corações, então, seguindo essa linha de raciocínio concluo que o caminho certo a seguir é o caminho do coração, está tudo dentro dele mesmo, não?! “Fortaleza em Si”.

    Abraço para ti e aos leitores do PM.

    PS. Se eu fosse twittar uma frase deste texto, seria: "Lembre-se de que pensamento é valiosa energia".

    ResponderExcluir
  3. Encontrei agora a seguinte frase que cabe bem nesta idéia:
    "As coisas em si não são boas nem más, é o pensamento que as faz." Shakespeare.
    Obrigado pela participação. Todos precisamos das idéias de vocês!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma máxima de diz algo parecido: "O problema não é problema. O problema é a forma como tu vês o problema."

    ResponderExcluir