Pesquisar este blog

Autoencontro.

Você quer encontrar-se? Então não se mova! Fique exatamente onde está Não creio nessa de cair na estrada para conhecer-se melhor. Me parece que esta é uma boa atitude para testar-se. Aí, sim.
Precisamos de novas paisagens e paragens. Sim, é bem verdade. Mas esta necessidade de algo como férias surgiu com a revolução industrial. ( alguma revolução deu certo? Penso que não) Devido ao trabalho massante as pessoas começaram a desenvolver doenças. O psicológico afetado projeta no corpo físico os seus desequilíbrios. E por quê? Porque ficou tão voltado para o universo externo que não sabe mais o que sente. Os olhos têm de estar tão atentos que não há formas do emocional expressar-se. Então o corpo se manifesta fazendo notar que aquele cotidiano esculhambado e impróprio tem de ser modificado.
Quando Osho fala nos setêneos, que são ciclos de sete anos, há o período em que precisa o ser humano conhecer o mundo. Logo depois de conhecer-se. É um processo de maturação da consciência deste ser. Em outro ciclo passa. E outros ciclos vêm. Se quiserem posso em outro momento tocar neste assunto.
Percorrer vários lugares é algo renovador. Mas exatamente por isso dificulta o autoconhecimento.  E de que adianta passar os olhos em algo novo se ainda não se sabe quem somos?
Dizem que não adianta viajar para fugir dos problemas. E também não adianta viajar para interiorizar-se. A menos que seja por uma razão como uma meditação, por um motivo de estudo ou algo assim.
Entendimento é algo reto. Direto. Se eu entendo como algo funciona, posso utiliza-lo. Eu sei que basta mover a posição do botão que a lâmpada acenderá.
Compreensão é envolver todo o conhecimento da circunstância. É saber como a energia elétrica produz a luz a partir do botão, usando este exemplo.
Por isso é preciso conhecer-se.
Não estou dizendo que você não deva viajar. Longe disso. Mas a viagem é mais produtiva se você tem autonomia de si mesmo. E para isso é preciso experiência. Experiência de saber quem você é muda sua postura diante dos outros. E assim, por efeito dominó, muda seu destino.
Quando vem o entendimento de uma atitude, podemos observa-la.
Depois quando compreendemos suas causas e efeitos, temos uma dimensão maior do que sentimos. E isso nos põe numa confortável posição para entender os outros. Pois quando temos consciência de nós, de nossos sentimento,temos uma sintonia fina com empatia, e o outro já não mais tão estranho ao nossos olhos.
Conheça a si mesmo.
Conheça a si mesmo. E viaje.
Mas enxergue além do óbvio. Confúncio dizia que o visível aponta para i invisível. Compreenda seu corpo com seus sistemas, seu emocional e suas reações, compreenda o que levou você a crer nas idéias que parecem tão suas. E pouco a pouco algo novo em você surgirá. Novo ao seu consciente. Mas sua individualidade sempre esteve ali. Não tem nada de novo.
Quando alcançar a compreensão de si, terá a compreensão de um ser humano. E logo como uma reação, uma compreensão do outro descortinará diante dos seus olhos.
E o que perceber o outro tem de relacionado com você? TUDO! Porque só é possível evoluir como gente amando. E sem alguém por perto a quem amaremos?
Entenda-se. Compreenda-se. Assim o auto amor brotará naturalmente. Sem precisar deslocar-se um passo você capaz de tudo isso.
E quando viajar você levará a todos o conforto da sua convivência.

Abraço a todos e bom ano novo!

Um comentário:

  1. "Autoencontro", é um bom título.
    Entendi o texto como um mini guia prático
    para quem está perdido.
    O autoencontro é um processo, todos os
    dias precisamos de um e ainda assim,
    nunca nos conheceremos em plenitude.
    Mas depois de tantos autoencontros,
    nada melhor do que uma boa viagem,
    conhecer gente nova, compartilhar conhecimento
    e sentimentos com culturas diferentes e
    se aventurar.
    Tudo passa, somente as lembranças ficam!
    Crescemos com todas as experiências,
    podemos extraír benefícios de tudo que passamos,
    e é pra ísso que estamos neste mundo.


    Novo Ano Feliz a nós todos!! :)

    ResponderExcluir