Pesquisar este blog

De quem é a sua cabeça?

O ser humano é um animal social. Dizem. Até realmente parece ser. Mas por que, então, é tão difícil conviver? Alguém tem alguma sugestão?
Percebo em alguns um prazer de mandar. Não auxiliar, mas Mandar. Passar por cima. E não conheci nenhum destes que preservasse o prazer da convivência. Sim, prazer em conviver. É muito mais saboroso um almoço acompanhado. É muito mais empolgante uma partida de futebol com mais gente em volta.
Divaldo Pereira Franco, em sua mais recente palestra aqui em Torres, usou uma frase genial. Próprio de Divaldo algo assim. "O solitário, não é solidário. E o solidário não é solitário".
No Evangelho segundo o Espiritismo, um dos textos nos esclarece com uma menção ainda atual: "Quantos podem dizer que mandam e são obedecidos sem saber que poderiam acrescer que também são odiados?" Adoro boas frases terminadas em perguntas. "A dúvida é a ante-sala da sabedoria, dizia o mestre da poesia Armando Nogueira. E se ao invés de você impor, você sugerir, não parecerá arrogante, será engenhoso.
Entendam que isso não é uma rebelião contra as hierarquias. Não sou muito a favor delas. Mas algumas são necessárias.
Digo algumas porque Chico Xavier ou Bezerra de Menezes nunca se colocaram acima de outros trabalhadores. Logo, as figurar religiosas ou que administram ambientes com esta função não estão acima de ninguém.
Que o ser humano tem uma tendência a dominar, talvez, seja natural. Mas confesso que me perturba ver pessoas que fazem algo por uma questão de que "é assim e pronto".
É o supras-sumo do paradigma. Elimina-se o raciocínio e o indivíduo segue fazendo. Nada mais que um pau mandado.  E experimente contraria-lo. Não recomendo. Ele está a serviço de sua religião pessoal. O mistério da fé é sua arma e ele vai atingir-te se for necessário. Por necessário entenda se você o fizer pensar. Cuidado. Tem muitos destes malucos por aí.
Por que você gosta de comer isso?
Por que você come nesta hora?
Por que você assiste a este programa na tv?
Por que crê que esta seja a vida que você merece?
A contradição desta questão é que sempre me perguntam porque sou vegetariano. Ninguém se pergunta os seus motivos. Mas os do outro são estranhos.
Quer ser alguém na vida? Seja Você! Quer cuidar de uma vida? Deus lhe deu uma justamente pra isso.
Cuide de si e já será o suficiente para um mundo melhor. A atmosfera a sua volta terá uma vibração melhor.
Perguntaram ao Osho como podemos ser nós mesmos. Ele, inteligentemente, respondeu com outra pergunta: "Como podemos ser outra pessoa?"
Jesus disse que a felicidade não é deste mundo. Mas de que mundo que estavam falando? Que situação era essa? Tenho certeza de que Jesus estava se referindo ao mundo externo. A felicidade é uma conquista interior. Não exterior. 
Mas será que interessa aos lideres que a maioria saiba disso? Como liderar uma porção de ser humanos diferentes uns dos outros? Por isso a padronização, o modismo, as receitas de comportamento. E experimente contrariar o movimento da maioria. Você descobrirá a inquisição das igrejas atuais. Eles não tem prazer em conviver. São como bengalas psicológicas uns dos outros. Se apóiam no grupo.
Penso que na hierarquia, quem deve estar em cima é a cabeça. A nossa cabeça. Não por acaso ela está acima de todo o corpo.
Siga a sua cabeça. Seja você. Os contrariados virão. Sua presença já bastará como ofensa a igreja dos Seja Assim-Assado. Eles cantarão seu hino com algo que sempre será: "Eu não sei, sempre foi assim por aqui". Você não será feliz no meio deles. Mesmo que ame alguns deles. Mas a felicidade não é deste mundo.
Então seja você. Aí, sim. Porque é deste mundo, a felicidade.

Participe da comunidade, no orkut, do Palavras Mágicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário