Pesquisar este blog

"arranca até a raiz. E põe uma semente no lugar.


Eu soube recentemente pela Marcia algo que mudou muito minha forma de pensar.  Que quando uma criança joga algo e um adulto busca e lhe entrega, de alguma forma que a Marcia sabe explicar e eu não, a criança aprende sobre ciclos. Vai e volta. Quem sabe deviamos ter jogados mais coisas para vê-las voltando. Talvez aprenderíamos mais sobre ciclos. As fases da lua, os setenios, o movimento nas marés.

Dizem que a moda é o que já aconteceu há vinte anos. Bob Dilan, perdoem se me repito, diz que o futuro está no passado.
As pessoas vão e vem na nossa vida. As pessoas vão e vem na vida. O corpo se renova a cada sete anos. Ou seja, a excessão dos neurônios, temos um corpo novo em sete anos.
A canção O Segundo Sol parece me falar nisso. De que uma renovação vem realinhar as órbitas dos planetas. De que para a vida existir é necessária a renovação. Dá medo? Pode dar. Mas é bom.
Quando nasceu Zoe, sobrinha do meu amigo João ( http://arterando.zip.net/ ) ele estava renovado. Um novo João. Olhos com um brilho natural de quem viu a vida acontecer. A vida é capaz de coisas incríveis. Né, João?
Lindolf Bell em sua poesia que me arrepia, chamada o Poema das Crianças traídas. Aí vai um trecho dela.

Meu coração é um prisma. 
Eu sou o que constrói porque é mais difícil. 
Eu sou o que não é contra, mas o que se impõe. 
Eu sou o que quando destrói, destrói com ternura. 
E quando arranca, arranca até a raiz. 
E põe a semente no lugar. 

Emmanuel, no livro que faz parte do seu pentateu nos instrui: "O tempo não respeita nada que ele não tenha ajudado a construir". Talvez por isso construir seja mais difícil.  Até porque a vida se impôe. "O futuro se impõe, o passado não se aguenta. (mais uma do Humberto Gessinger ).
Nestes versos:
Eu sou o que quando destrói, destrói com ternura. 
E quando arranca, arranca até a raiz. 
E põe a semente no lugar. 
Eu sinto deus falar comigo por eles. Como o pai que educa o filho infantil que não aceita ser contrariado. Quando não aceitamos a verdade que vislumbramos. O Pai que destrói com ternura a ilusão do filho. Sem deixar margem para as dúvidas. E deixa, sim, uma nova semente, uma nova esperança em seu lugar.
Você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem. Belchior. Não por acaso a vida é assim.
Hoje meu pai faria 60 anos. Há 10 anos foi lhe tirado as raízes da terra. Mas deus deixou sementes (meus sobrinhos Ana e João  Pedro) que indicam o caminho da renovação.
Há dois dias, veio Zoe.  E eu me vi nos olhos brilhantes do meu amigo João. Brilharam como os meus há sete anos. São ciclos. Sementes de esperança. 
Né, João?


Para quem quiser trocar idéias sobre o Palavras Mágicas ou coisas da vida, meu msn é rodrigojoel@live.com  .

2 comentários:

  1. certa vez li uma frase que dizia assim: "o destino coloca pessoas na nossa vida, porém é a atitude que decide quem marca" de uma certa forma teu texto me fez pensar que as pessoas também são ciclos e que dependendo do Ciclo que elas passam em nossa vida, ou na vida, nos marcam de formas diferentes. Gostei muito do texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Estes são os ciclos que se mantém ao longo de nossas existências. Belo texto!

    ResponderExcluir