Pesquisar este blog

Reinicio e Retorno

Por vezes antigas rotinas retornam. Os afazeres, funções e emoções de outros tempos voltam a marcar presença. São ciclos? Ciclos retornando? Se um ciclo se completa ele retorna? Pois bem, entendo este como ponto chave para a questão. Se um ciclo se completa por que se repetiria? Justamente por não estar completo.
Mas já foi visto, revisto, pensado e vivido. Então por que volta? Porque a lição não foi aprendida.
Entendo os ciclos como formas de experiências. Algo como: enviamos a vida sinais através do pensamento, ondas vibratórias, atitudes, escolhas, etc. Nossas afinidades nos deixam em sintonia com determinadas questões materiais e espirituais. Através delas o retorno da vida. Com ciclos. Vem o ciclo, a experiência e compreendendo ou não, vem o fim.
Todavia, se o aprendizado não foi o suficiente, tornamos a agir de forma semelhante. Repetimos a sensação, o pensamento, a atitude, recebemos o retorno (geralmente neste ponto notamos o ciclo) e tentamos modificar o ciclo neste ponto do processo. Mas por não ser este o ponto inicial, as mudanças terão efeito menor que o desejado.
Observe que me refiro a ciclos que requerem mudanças. Se o ciclo te faz feliz, força.
Mas voltando aos ciclos que  devem ser mudados, é preciso compreende-los em seu início. Em ti. As emoções que cultivamos, os pensamentos que repetimos, as palavras que mais utilizamos. Está tudo aí! Aí em ti!
Barbada, né? Então te segura que lá vem outra.
E se não entendemos a razão do que ocorre, chamamos de caos. Que ironia, criamos algo, achamos ruim e chamamos de caos. Como se caos fosse algo TERRÍVEL!! Caos é a incompreensão do que está acontecendo. Quando algo não está ao alcance do nosso entendimento, só enxergamos a confusão. A falta do discernimento deixa as forças sem direção. Uma turbulência. A isso chamam caos.
O caos é necessário. É ele que caracteriza a mudança. É ele o agente transformador. Viva o caos.
Perceba o caos. Ainda que não saiba o que se passa, saberá que é o caos. E evite tomar decisões radicais.
Existe a necessidade de segurança. Mas a confundimos. Segurança não é estática. Nada é estático. E se algo não se move por um tempo perdemos o interesse. Quando já sabemos os próximos movimentos, o padrão, não há mais o que aprender ali. Então o tédio.
Isso vale para o trabalho, para relações amorosas ou para nosso reflexo no espelho. Creio ser também por isso que as mulheres mudem tanto o cabelo. É por isso meninas?
O cabeleireiro mexe em todo o cabelo.  Molha, corta, pica, pinta, até estar pronto. Ele entende o ciclo do início ao fim. Por isso não há o caos.
Quando um ciclo retorna, é como um velho amigo bater a porta. A lição voltou, aprenda desta vez.
Perceber o ciclo iniciando exige auto conhecimento. Porque ele inicia em nós.
Entenda o caos e será bom conviver com ele.
E por fim... não mãe. Eu não vou cortar o cabelo.


Quem quiser conversar sobre o PM, trocar idéias e afins o msn é rodrigojoel@live.com

2 comentários:

  1. É isso aí, amemos então o Caos que tanto nos assusta e que agora por este texto o sinto necessário! Texto inteligente, leve porém profundo e com humor...É sempre bom voltar por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu amigo Digão. Dá um teclado e um acesso à internet pra ele e até o caos vira parceirão.

    ResponderExcluir