Pesquisar este blog

E sem esquecer

"E os fins justificam os meios quando os princípios ficam pra trás." Este é um dos versos de uma canção minha, chamada E sem esquecer. E sem esquecer porque levo meus princípios comigo. Levo-os e semeio-os em cada passo meu. É uma escolha difícil, pois a lei de conveniência nem sempre estará ao meu lado. Trás consequências, contrariedades e consciência tranquila. Esta última me basta.
Viver com a consciência tranquila é, segundo Sócrates, a única forma de alcançar a felicidade. O pesar não permite a alegria. O que dirá a felicidade.
Não saber o que fazer pode ser uma certeza. Porém, com princípios bem claros, a resposta não demora a vir.
"A borboleta bate as asas e o vento vira violência", é a leia do caos. Mas mesmo no caos, os princípios são norteadores. Então, seja no caos do bater de asas ou da ventania, não uso os fins como álibi para os meios.
Vão duvidar de você. Vão tirar sarro. Vão questionar sua reputação. Mas ninguém tem o controle da sua paz.

Um comentário:

  1. É, geralmente as pessoas questionam e duvidam dos príncipios alheios. Mas, cabe a nós mesmo defendê-los. Hoje tem uma questão que me encomoda, tenho dificuldade em gostar verdadeiramente de alguém com principios diferentes, embora eu respeite a todos, a questão do sentimento, é forte,muitas vezes, não conseguimos controlá-los. Gostei muito do post.

    ResponderExcluir