Pesquisar este blog

Arrependimento mata?

Mudar a forma de pensar é um privilégio dos pensantes. Quem se joga ao acaso, culpa o destino. Mas é apenas inconsequência ou insegurança de decidir por si algo que é apenas de sua responsabilidade. Isso gera desconfortos e desajustes emocionais rapidamente. O arrependimento é um deles. Mas me refiro ao arrependimento porque ele é bom. Comumente confundido com remorso, arrepender-se é mudar a postura mental diante de uma idéia. Ser inteligente não basta é preciso ser pensante.
O arrependimento é uma conclusão da percepção da dor alheia. Amadurece, então, uma nova idéia a respeito de sua própria atitude. Postule sua autonomia revendo seus conceitos e assumindo suas responsabilidades para com seu destino. Ao pedir um conselho, pode existir uma boa intenção do conselheiro,mas o livre arbítrio reserva as consequências somente a quem agiu.
Gosto do arrependimento, ele é repensar. E só quando um homem sabe o que quer ele pode repensar, senão torna-se um tolo guiado por sua teimosia. Ser líder, serve para escolher os próprios passos, já que ninguém tem poder de escolha sobre o outro.
A bíblia, esta poética obra literária, retrata em duas ocasiões a diferença entre arrepender-se e remoer-se. Judas, atribuído como traidor e eu tenho lá minhas dúvidas, por remorso ceifou a sua vida. Já em outros personagens, o arrependimento mudou sua conduta. Como Pedro, Saulo/Paulo, o ladrão crucificado entre outros.
Portanto, se é pra se arrepender, muda de atitude. E não enche o saco com "eu quero, mas é dificil" ou "eu sou assim".
Ah! Respondendo ai título, arrependimento não mata, quem mata é o remorso.
Tô no twitter: @rodrigojoelrs
Abraço.

Um comentário:

  1. Como sempre, um post muito bom. Me fez refletir. Digo que tem poucas coisas das quais tenho remorso, e as que me arrependo como bem disse, só prova minha evolução. É como na frase da Clarice 'Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro' As vezes, olho com arrependimento ao passado, ou ações tomadas.Mas, logo, penso todas os acertos, erros, momentos, me trouxeram até aqui, e me fizeram o que eu sou hoje, talvez se não tivesse passado por isso ou aquilo, feito aquilo ou outra coisa não teria mudado algumas percepções sobre a vida, pessoas e etc. Eu estou sempre me repensando, refletindo sobre o que eu quero, o que sou, o que espero, o que almejo, o que faço, porque faço. Acho bom, pois assim, me sinto eu mesmo, e não apenas seguindo o fluxo por seguir. Enfim, obrigada. Beiijo

    ResponderExcluir