Pesquisar este blog

A utilidade do que não está lá

Os rótulos que cismamos em pôr nas pessoas, sentimentos e situações poucas vezes tem sentido. Quanto mais se agride ou se repulsa o que julgamos ser o inverso da nossa posição, é apenas para autoafirmar-se. Geralmente, com desconhecimento de causa.Sei que é complicado despir-se das nossas achologias e analisar sem preconceitos. Mas com inteligência crua podemos ver o que realmente há ali. Quando envolvemos o emocional numa área intelectual, não haverá conclusão justa.Entre tantas idéias que envolvemos os achômetros, as distinções entre nós e o próximo sempre me chamam a atenção. Pois os rótulos mais severos são postos em gente e por bobagens.
 Tenho encontrado em textos do Tao a compreensão sobre vida. O Tao é o caminho da virtude, da espontaneidade natural. O Tao fala no agir pelo não agir, uma forma de paz diferente do qual estamos acostumados a entender. "Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.'' Abrindo-se ao novo sem preceitos, preconceitos, mandamentos e, melhor, se for sem medo.
O Tao pode ser útil à nós ocidentais. basta ler sem rotula-lo. 

Um comentário:

  1. TAO?
    Nunca havia visto essa palavra e muito menos entendido nada a respeito, mas com o Texto postado pelo Rodrigo Joel, consegui entender coisas maravilhosas! Me interessei pelo assunto aumentando meus conhecimentos e empregando esses no meu cotidiano! Obrigado Sr rodrigo Joel!
    e parabéns!

    ResponderExcluir