Pesquisar este blog

Sem a Dimensão do Sagrado

Passo os dias passando de um lugar pra outro, entre uma coisa e outra e a tarde já foi. Milhões de coisas na cabeça, cada coisa com várias pessoas numa engrenagem em constante funcionamento. O que se percebe é o silêncio. Mas o visível aponta para o invisível. O semblante mudo é cercado por diversas possibilidades e diversos devaneios.
No fundo (dos meus pensamentos), muitas pessoas passaram o dia comigo. Pessoas que nem sabem disso, que não conhecem umas as outras estiveram aqui juntas. Meu jejum vocal não esquece o nome de nenhuma delas. Elas passam, repassam, umas continuam aqui e nenhuma sabe.
O que me traz outra questão. Por onde andei? Em que casa, pensamentos e dias terei eu andando? Como cidadão do mundo posso ter ido a qualquer lugar. Ou além deste mundo. Nossa casa é onde nosso coração está. Então, provavelmente nossa casa não tem alguns cômodos, e sim, um punhado de gente. Dispersamos o dia sem que eles saibam e nós não temos sequer idéia de quem pensou na gente e por quem fomos pensados.
E se não sabemos o quanto (nem se) alguém pensou em nós, imagine tratando de sentimento. Ninguém tem idéia do quanto é amado. Nem por quem.
O Chico Xavier dizia que rico é aquele que tem amor no coração dos outros. O que é amado. Mas se entende que quem tiver amor em si, possui também uma riqueza inestimável.
Como esta compreensão é rara,  segue o ciclo de desconhecimento amoroso. Sempre ouço dizerem que as atitudes valem mais que as palavras, porque as palavras podem não ser sinceras. Mas as atitudes também podem não ser. Por isso recomendo o dizer. Ninguém pode adivinhar o que queremos, nem podemos adivinhar o que os outros querem. Por isso a importância de expressar se por palavras Palavras Mágicas. Que podem abrir diálogos e caminhos para reencontros emocionais atalhando anos, décadas, encarnações em instantes.
Não sabemos o quanto somos importantes. E temos a necessidade de de nos sentirmos importantes. É uma necessidade básica. Intrínseca a auto estima. Mas o fato de não ter a dimensão do amor que nos é enviado diariamente não nos faz menos amados. As pessoas que passaram o dia nos meu pensamentos nem fazem idéia do quanto são importantes pra mim. Também não tenho dimensão do quanto sou importante a elas.
E assim o tempo torna se cada vez mais precioso. Podemos enriquecer do dia pra noite. Mas não financeiramente. Emocionalmente. Assim que assumirmos o que somos e que merecemos ser amados, a auto estima sentirá um UP! Não é nada externo, é interno. O mundo está rolando ali fora. Nós o interpretamos e absorvemos o que entendemos que seja verdadeiro. Normalmente não é. Codificamos uma forma de entender e a instalamos. As vezes esta forma de entender precisa ser modificada, ou recodificada. Aí sim instalaremos uma auto estima equilibrada, teremos a dimensão do quanto somos amados. E quando descobrirmos um amor novo este será real, porque está tudo no seu lugar. Quem estiver em nossos corações pode até não ter consciência disso, mas nós temos. E sentindo se merecedor, vem a dimensão deste amor. E, enfim, a riqueza que o Chico se referia.
Não temos a dimensão do quanto somos importantes. Mas nem isso diminui nossa importância.

3 comentários:

  1. Outro dia, um grande amigo perguntou: Quem te faz sentir-se extraordinário??? Aí fiquei pensando...e percebi q algumas pessoas me fazem, em aspectos diferentes da minha vida...as vezes é só um sorriso...mas me faz sentir assim...pq é d supostas pequenas coisas q vem uma felicidade incrível...nós é q sempre queremos mais!...E dpois dessa pergunta,me dei conta de que as vezes queremos ser importante para alguém em especial, e sem ser, deixamos d celebrar o qto somos para outras pessoas...SEMPRE SOMOS IMPORTANTE PARA ALGUEM.

    ResponderExcluir
  2. Esta pergunta do teu amigo é realmente genial. E me faz perceber que no 1º momento pensamos em alguém depois em outra pessoa e assim rodamos o mundo em um pensamento. E qdo na verdade a 1ª idéia seria responder um EU!
    Entendo que ele se refira a alguém do convívio. A necessidade de sentir se importante é intrínseca a auto estima. Temos de perceber onde essa necessidade é satisfeita.
    Ótimo comentários. As Palavras Mágicas são suas.

    ResponderExcluir