Pesquisar este blog

Em que mundo você vive?

Pra começo de conversa eu não compro pela embalagem. Sem essa de tem cara de ser confiável ou usa bem o verbo. Sem essa de o Fulanaço jamais agiria assim, ou o Beltranaço é isso ou aquilo e vindo dele é tudo confiável, 100% de certeza. Vai vendo...
Quero repensar uma frase atribuída ao maior que já esteve entre nós. O cara veio, marcou a história, renovou nosso conceito de humanidade. E nem jogou no Corinthians. Não, não é o Pelé. É o Jesus.
A frase "a felicidade não é deste mundo" é tão distorcida. Pois que, se a felicidade não é deste mundo, pode fazer tudo que der na telha. Pois é o mundo sem felicidade. Penso que a felicidade global, total, que cabe apenas em mundos com padrão vibratório mais elevado, não tem muito por nossas bandas.  Mas como essa frase veio do hebraico e com milênios de religiosos manipuladores traduzindo e reinterpretando-a, pode ser outra coisa. Minha vez de manipular e reinterpretar.
E se em vez de felicidade, fosse algo como felicidade coletiva, geral. Ou paz total de espírito? Já teríamos algo assim, "a paz de espírito total, não é deste mundo".
Mas também podemos rever o tal de "este mundo". E se na tradução for entendido como mundano. Como disse Kardec, estar no mundo sem ser do mundo. Então pode ser, "a felicidade não está nas coisas mundanas". Essas coisas que perdem o sentido quando se perde alguém. Estas coisas que ganham sentido quando alguém se perde.
Refiro-me que devemos entender felicidade como algo amplo, não como os tais momentos de felicidade. Nem me vem com essa balela de "vai ficar sem dinheiro, pra ver se você vai ser feliz!". É óbvio que não. E ficar sem grana não me é novidade. Mas se só a grana bastasse, não teríamos ricos deprimidos.
Aliás, é justamente isso que quero expressar. Dane-se o quanto se tem. A felicidade pode ser alcançada, sim. Essa do rico passar pela porta do céu e blá, blá, blá não cola. Outra que não cola também é essa exigência de sacrifício. Pode-se alcançar a felicidade sem sofrer. Sem o martírio. Martírio é quando queimo o almoço. E não traz felicidade nenhuma.

Seja livre para ser feliz. Alcance sua felicidade sem a culpa por não sofrer. Mas voltando ao inicio da conversa, Jesus jogando no Corinthians ia ser de arrepiar. Heheeh!

2 comentários:

  1. Adorei... O ser é muito mais que ter e isso me emociona.

    Há momentos em que a tristeza nos assola, mas não somos tristes por natureza. O centro da vontade de Deus é um lugar de PAZ. A alegria é a nossa força e um coração alegre é capaz de transformar situações. Que tenhamos sabedoria para passar pelos momentos não tão bons, com leveza de espírito e tranquilidade. Sem murmurações, sem neuras...

    A vida nos proporciona oportunidades de sermos gratos e felizes todos os dias, só precisamos enxergar essas oportunidades. Lembrei do cego de Jericó, que ao saber que Jesus passava clamou - Senhor, que eu veja! -. Que este seja o nosso clamor! Que percebamos a felicidade que nos cerca! Que vejamos o amor dentro de nós.


    Adorei a frase:
    "Seja livre para ser feliz.
    Alcance sua felicidade sem a culpa por não sofrer.".

    E Jesus? Ah, Ele é demais, sou fã desse Homem!
    Ele certamente aprova esta ideia, pois a Bíblia mesmo afirma que

    "Ele levou sobre si nossas dores e pelas suas pisaduras, fomos sarados".

    Não há mais motivos para as lamúrias e "coitadisses", Ele já padeceu em nosso lugar, somos livres, livres para sermos felizes.

    Texto excelente. Claro, coeso, lógico, bem humorado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Rodrigo. Tem texto é sempre de conteúdo intenso, sempre cheio de idéias que nos fazem refletir. O tema 'felicidade' é complexo por demais. As vezes, penso que a felicidade está na nossa própria vontade de ser e estar feliz. Dando o legitimo valor as coisas simples que nos veem de forma gratuita. Beijo. Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir