Pesquisar este blog

Lenha na fogueira ou água na fervura?

Hoje conversando com a Clau, disse-lhe que aqui no Palavras Mágicas há temas ou expressões que parecem-me não caberem. Como se com os textos, com as Magas e Magos que seguem o blog e deixam seus bons comentários dessem uma série de características ao ambiente virtual que os acolhe. Porém, as Palavras Mágicas não apenas se aplicam a entusiasmo e emoções. (Eu deveria ter perguntado se ela concorda).
De qualquer forma tentarei nas próximas linhas expressar uma idéia que há uns dias tem se agitado e agigantado na minha Panela Mágica das Idéias. É o seguinte, ou como diria há alguns anos: "Andrezão, tô com uma filosofia nova..."
Não podemos perder o DOM de se indignar. Não podemos ser indulgentes com o mal que nos cerca. Emmanuel nos esclarece que o bem é uma virtude ativa. Portanto cruzar os braços diante do que nos incomoda não é resignação. É aceitação do ináceitável. Não espere cansar do incomodo, mova-se.
A palavra resignação é muito bonita e mal interpretada. Seu significado é uma aula de vida. re = novo, sign = vem de significado. E o sufixo ção é de ação. Ou seja, ação de dar novo significado.
Acredito que a indignação deve ser bem direcionada. Ela pode mobilizar muita energia. Direcionar esta força com inteligência é altamente benéfico. Imaginem o que somos capazes de fazer com tamanha força. Sempre queremos, mas nem sempre com a força de vontade adequada. Se concentrar o pensamento esta poderosa energia em vez de espargir direciona-se. Se usar a indignação, move-se montanhas. Não deixe pra trás, não deixe pra depois. Não confunda bondade permissividade. Quem está sendo prejudicado deve mesmo buscar sua defesa. Parece tão óbvio, mas quantas pessoas desistem de uma ação judicial por seus direitos para não incomodarem-se?
Por fim, digo que esta energia da indignação não se deve utilizar-se somente nas coisas pequenas da vida. Como também em eleições e escolhas de canal de tv e manifestações por internet. Indigne-se!

Estou no twitter também. http://twitter.com/#!/rodrigojoelrs Sigam-me os bons!

Nenhum comentário:

Postar um comentário