Pesquisar este blog

Fortaleza em si mesmo


O que você tem visto? Como tem visto?
A projeção da imagem é externa, enquanto a acepção é dada por nós. Não há como despir-se dos valores e crenças. E muito menos das defesas. Talvez até das auto defesas.
Diante da contrariedade apresentamos um desperdício de energia que logo percebemos o quanto é vão. Num primeiro momento reagimos com a não aceitação, geralmente com imprudência, até darmo-nos conta do quão é descabido o esforço.
Preserve sua energia para o útil. Faça a reflexão de até aonde você está disposto a lutar por aquilo. Se para vencer falta um pouco mais de "força", SIGA. Mas se perceberes que tamanha dedicação é demasiada para tal conquista, poupe o esforço. Haverá outras ocasiões para empenhar-se.
Por isso, a forma como se percebe algo é determinante. Ao interpretar o que está se passando, por vezes, temos instantes para decidir como agir. Ou não agir.
Já vi dizerem que a inteligência é a rapidez em ver as coisas como são. Isso é uma parte da inteligência.
Reforço a frase de Sócrates, conhece a ti mesmo. Pois será desta forma, que o discernimento lhe mostrará o caminho correto. Não há regra básica para o caminho que deve ser trilhado por alguém. Pois o caminho refere-se a individualidade. E esta não limita-se às regras por outro descritas.
O que precisamos para saber o caminho está em nós. A forma de amadurecer a consciência é particular, mas  amadurece-la é para todos. Sim, mas uns levarão muito mais tempo. Enquanto outros, sequer chegarão a este estágio.
Tudo o que você precisa já está ai. Basta buscar-se. E então, o auto conhecimento florecerá, o prisma da consciência alvorecerá, o discernimento será ornamento precioso da tuas frontes. E estas junto ao teu pensamento desmitificarão os deslumbres cotidianos, facilitando assim, a escolha de onde empenhar as energias.
Lembre-se de que pensamento é valiosa energia. A mente perturbada emite essas ondas vibratórias de maneira difusa. Ocasionando, então, uma intensidade muito baixa em cada uma das ondas.
Entretanto, quando o pensamento está concentrado, encontra a fortaleza em si mesmo. E por saber consciente o que deseja, seus esforços garantirão a conquista. Pois o objeto do desejo está recebendo toda a conjunção de energias. E não há desgastes com o desnecessário.
E então, o que você tem visto? Como tem visto?

Um pouco de nós

O auto conhecimento percorre trilhas inimagináveis justamente por serem internas. A grande parte dos medos repousa no íntimo de cada um. Aquele que permanece destemido diante de si mesmo vencerá no mundo, pois não desestabiliza-se para fora de si. Porém, aquele em que o medo de si mesmo se sobrepor, verá em tudo razão para temer.
Portanto, tranquiliza-te diante das emoções mais intensas, não permite que teu coração entre em turbolência diante das impressões que te ocorrem. Mesmo que realistas são apenas impressões. Busca na temperança o teu esteio e no bom senso o teu caminho. Assim, teu espírito será lúcido e o auto conhecemento será tua trilha mais bonita.

Pesos e Medidas

E pra começo de conversa, o que importa tanto?
Porque isso faz tanta diferença?
Sofremos demais por coisas geralmente fora do nosso alcance. Sempre sofremos por querer o que está além das possibilidades.
E será que importa tanto para tirar a paz? Será que ainda não sabemos o que temos em nós, para nos bastarmos? Tenho a impressão de que os mais felizes são os que se dão conta disso. Independentemente de condição financeira ou qualquer outra distinção.
Existe muito por descobrir em nós e quando encontra-se o equilibro, a paz de espírito vem naturalmente. Todas as agitações de espírito trazem a insatisfação e a ansiedade.
E por fim, o que importa tanto? Do que se enchem os olhos pra brotarem lágrimas?
O que te importa tanto?

De quem é a sua cabeça?

O ser humano é um animal social. Dizem. Até realmente parece ser. Mas por que, então, é tão difícil conviver? Alguém tem alguma sugestão?
Percebo em alguns um prazer de mandar. Não auxiliar, mas Mandar. Passar por cima. E não conheci nenhum destes que preservasse o prazer da convivência. Sim, prazer em conviver. É muito mais saboroso um almoço acompanhado. É muito mais empolgante uma partida de futebol com mais gente em volta.
Divaldo Pereira Franco, em sua mais recente palestra aqui em Torres, usou uma frase genial. Próprio de Divaldo algo assim. "O solitário, não é solidário. E o solidário não é solitário".
No Evangelho segundo o Espiritismo, um dos textos nos esclarece com uma menção ainda atual: "Quantos podem dizer que mandam e são obedecidos sem saber que poderiam acrescer que também são odiados?" Adoro boas frases terminadas em perguntas. "A dúvida é a ante-sala da sabedoria, dizia o mestre da poesia Armando Nogueira. E se ao invés de você impor, você sugerir, não parecerá arrogante, será engenhoso.
Entendam que isso não é uma rebelião contra as hierarquias. Não sou muito a favor delas. Mas algumas são necessárias.
Digo algumas porque Chico Xavier ou Bezerra de Menezes nunca se colocaram acima de outros trabalhadores. Logo, as figurar religiosas ou que administram ambientes com esta função não estão acima de ninguém.
Que o ser humano tem uma tendência a dominar, talvez, seja natural. Mas confesso que me perturba ver pessoas que fazem algo por uma questão de que "é assim e pronto".
É o supras-sumo do paradigma. Elimina-se o raciocínio e o indivíduo segue fazendo. Nada mais que um pau mandado.  E experimente contraria-lo. Não recomendo. Ele está a serviço de sua religião pessoal. O mistério da fé é sua arma e ele vai atingir-te se for necessário. Por necessário entenda se você o fizer pensar. Cuidado. Tem muitos destes malucos por aí.
Por que você gosta de comer isso?
Por que você come nesta hora?
Por que você assiste a este programa na tv?
Por que crê que esta seja a vida que você merece?
A contradição desta questão é que sempre me perguntam porque sou vegetariano. Ninguém se pergunta os seus motivos. Mas os do outro são estranhos.
Quer ser alguém na vida? Seja Você! Quer cuidar de uma vida? Deus lhe deu uma justamente pra isso.
Cuide de si e já será o suficiente para um mundo melhor. A atmosfera a sua volta terá uma vibração melhor.
Perguntaram ao Osho como podemos ser nós mesmos. Ele, inteligentemente, respondeu com outra pergunta: "Como podemos ser outra pessoa?"
Jesus disse que a felicidade não é deste mundo. Mas de que mundo que estavam falando? Que situação era essa? Tenho certeza de que Jesus estava se referindo ao mundo externo. A felicidade é uma conquista interior. Não exterior. 
Mas será que interessa aos lideres que a maioria saiba disso? Como liderar uma porção de ser humanos diferentes uns dos outros? Por isso a padronização, o modismo, as receitas de comportamento. E experimente contrariar o movimento da maioria. Você descobrirá a inquisição das igrejas atuais. Eles não tem prazer em conviver. São como bengalas psicológicas uns dos outros. Se apóiam no grupo.
Penso que na hierarquia, quem deve estar em cima é a cabeça. A nossa cabeça. Não por acaso ela está acima de todo o corpo.
Siga a sua cabeça. Seja você. Os contrariados virão. Sua presença já bastará como ofensa a igreja dos Seja Assim-Assado. Eles cantarão seu hino com algo que sempre será: "Eu não sei, sempre foi assim por aqui". Você não será feliz no meio deles. Mesmo que ame alguns deles. Mas a felicidade não é deste mundo.
Então seja você. Aí, sim. Porque é deste mundo, a felicidade.

Participe da comunidade, no orkut, do Palavras Mágicas.

"arranca até a raiz. E põe uma semente no lugar.


Eu soube recentemente pela Marcia algo que mudou muito minha forma de pensar.  Que quando uma criança joga algo e um adulto busca e lhe entrega, de alguma forma que a Marcia sabe explicar e eu não, a criança aprende sobre ciclos. Vai e volta. Quem sabe deviamos ter jogados mais coisas para vê-las voltando. Talvez aprenderíamos mais sobre ciclos. As fases da lua, os setenios, o movimento nas marés.

Dizem que a moda é o que já aconteceu há vinte anos. Bob Dilan, perdoem se me repito, diz que o futuro está no passado.
As pessoas vão e vem na nossa vida. As pessoas vão e vem na vida. O corpo se renova a cada sete anos. Ou seja, a excessão dos neurônios, temos um corpo novo em sete anos.
A canção O Segundo Sol parece me falar nisso. De que uma renovação vem realinhar as órbitas dos planetas. De que para a vida existir é necessária a renovação. Dá medo? Pode dar. Mas é bom.
Quando nasceu Zoe, sobrinha do meu amigo João ( http://arterando.zip.net/ ) ele estava renovado. Um novo João. Olhos com um brilho natural de quem viu a vida acontecer. A vida é capaz de coisas incríveis. Né, João?
Lindolf Bell em sua poesia que me arrepia, chamada o Poema das Crianças traídas. Aí vai um trecho dela.

Meu coração é um prisma. 
Eu sou o que constrói porque é mais difícil. 
Eu sou o que não é contra, mas o que se impõe. 
Eu sou o que quando destrói, destrói com ternura. 
E quando arranca, arranca até a raiz. 
E põe a semente no lugar. 

Emmanuel, no livro que faz parte do seu pentateu nos instrui: "O tempo não respeita nada que ele não tenha ajudado a construir". Talvez por isso construir seja mais difícil.  Até porque a vida se impôe. "O futuro se impõe, o passado não se aguenta. (mais uma do Humberto Gessinger ).
Nestes versos:
Eu sou o que quando destrói, destrói com ternura. 
E quando arranca, arranca até a raiz. 
E põe a semente no lugar. 
Eu sinto deus falar comigo por eles. Como o pai que educa o filho infantil que não aceita ser contrariado. Quando não aceitamos a verdade que vislumbramos. O Pai que destrói com ternura a ilusão do filho. Sem deixar margem para as dúvidas. E deixa, sim, uma nova semente, uma nova esperança em seu lugar.
Você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem. Belchior. Não por acaso a vida é assim.
Hoje meu pai faria 60 anos. Há 10 anos foi lhe tirado as raízes da terra. Mas deus deixou sementes (meus sobrinhos Ana e João  Pedro) que indicam o caminho da renovação.
Há dois dias, veio Zoe.  E eu me vi nos olhos brilhantes do meu amigo João. Brilharam como os meus há sete anos. São ciclos. Sementes de esperança. 
Né, João?


Para quem quiser trocar idéias sobre o Palavras Mágicas ou coisas da vida, meu msn é rodrigojoel@live.com  .

Cada um, cada dia.

Que tal inventar uma alegria? Inventar de criar, não  de iludir-se, bem entendido.Tá na fervura? Manda água fria! Ou quer algo novo? Seja o algo novo. Tem muita coisa na sua volta pra resolver? Respira. Respira e re-pira. Pra achar soluções novas é bom pensar diferente. Um palestrante espírita dizia: "se te mandarem um olho gordo, manda um olhar diet. O Humberto Gessinger diz: " às vezes tudo muda e continua tudo no mesmo lugar". E será que percebemos uma mudança dessas? Inteligência também é perceber a mudança das coisas. E muda de forma repentina. E pode mudar pra melhor. Situar-se ajuda a saber como agir e interagir. Seja pra se relacionar com pessoas ou seja uma resolução de fim de ano. Quero contar aqui que a melhor resolução que vi este ano foi do Luís Fernando Veríssimo, que é chegar a 2012. Gostei mesmo dessa.
Não sou de crer em planos de longo prazo. Em fim de namoro, algo que frustra muito é pensar que os planos não vão sair do plano mental. É normal que seja assim. E exatamente por isso, não sou adepto destes planos a longo prazo. Pode acontecer de alguém ser a pessoa certa para um plano num momento e não ser no outro. As pessoas mudam. Mesmo que continuem no mesmo lugar.
Para realizar alguma das pretensões, gosto de pensar em táticas e manobras. Táticas, são formas de alcançar um objetivo seja em longo ou médio prazo. Manobras, eu entendo como aproveitar uma circunstância eventual. Não dá pra prever muita coisa na vida. Por isso, planejar não me parece muito inteligente. O John Lennon disse que vida é o que acontece enquanto você faz planos. Não estou dizendo pra você largar a faculdade. Estudar é uma manobra. Uma preparação para o imprevisto. Digo para não projetar que vai trabalhar e vai ser assim-assado. Porque há uma grande possibilidade de não ser exatamente como você idealizou e nada vai bastar enquanto não for como no imaginário. Por isso os traumas no pós-namoro, porque há fatores que influenciam e nem sabemos de suas existências. A vida não permite ensaios. E "quem sabe faz a hora não espera acontecer".
Podemos não saber o que na vida nos aguarda. Mas podemos nos conhecer, nos concertar e isso ajuda muito.
Vou catar no Google uma frase do livro Arte da Guerra e já venho. Demorei? Ok, vou repassar:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”
Sun Tzu. 

Esta frase tem idéias maravilhosas que me ajudaram muito. Espero que ela seja útil a vocês.
Viver o agora é difícil por todas as nossas ansiedades. Eu sei. Mas viva.



Para quem quiser manter um contato comigo e trocar uma idéia sobre os textos ou até para essas idéias semearem novos textos, o msn é rodrigojoel@live.com .Abraço a todos.

Autoencontro.

Você quer encontrar-se? Então não se mova! Fique exatamente onde está Não creio nessa de cair na estrada para conhecer-se melhor. Me parece que esta é uma boa atitude para testar-se. Aí, sim.
Precisamos de novas paisagens e paragens. Sim, é bem verdade. Mas esta necessidade de algo como férias surgiu com a revolução industrial. ( alguma revolução deu certo? Penso que não) Devido ao trabalho massante as pessoas começaram a desenvolver doenças. O psicológico afetado projeta no corpo físico os seus desequilíbrios. E por quê? Porque ficou tão voltado para o universo externo que não sabe mais o que sente. Os olhos têm de estar tão atentos que não há formas do emocional expressar-se. Então o corpo se manifesta fazendo notar que aquele cotidiano esculhambado e impróprio tem de ser modificado.
Quando Osho fala nos setêneos, que são ciclos de sete anos, há o período em que precisa o ser humano conhecer o mundo. Logo depois de conhecer-se. É um processo de maturação da consciência deste ser. Em outro ciclo passa. E outros ciclos vêm. Se quiserem posso em outro momento tocar neste assunto.
Percorrer vários lugares é algo renovador. Mas exatamente por isso dificulta o autoconhecimento.  E de que adianta passar os olhos em algo novo se ainda não se sabe quem somos?
Dizem que não adianta viajar para fugir dos problemas. E também não adianta viajar para interiorizar-se. A menos que seja por uma razão como uma meditação, por um motivo de estudo ou algo assim.
Entendimento é algo reto. Direto. Se eu entendo como algo funciona, posso utiliza-lo. Eu sei que basta mover a posição do botão que a lâmpada acenderá.
Compreensão é envolver todo o conhecimento da circunstância. É saber como a energia elétrica produz a luz a partir do botão, usando este exemplo.
Por isso é preciso conhecer-se.
Não estou dizendo que você não deva viajar. Longe disso. Mas a viagem é mais produtiva se você tem autonomia de si mesmo. E para isso é preciso experiência. Experiência de saber quem você é muda sua postura diante dos outros. E assim, por efeito dominó, muda seu destino.
Quando vem o entendimento de uma atitude, podemos observa-la.
Depois quando compreendemos suas causas e efeitos, temos uma dimensão maior do que sentimos. E isso nos põe numa confortável posição para entender os outros. Pois quando temos consciência de nós, de nossos sentimento,temos uma sintonia fina com empatia, e o outro já não mais tão estranho ao nossos olhos.
Conheça a si mesmo.
Conheça a si mesmo. E viaje.
Mas enxergue além do óbvio. Confúncio dizia que o visível aponta para i invisível. Compreenda seu corpo com seus sistemas, seu emocional e suas reações, compreenda o que levou você a crer nas idéias que parecem tão suas. E pouco a pouco algo novo em você surgirá. Novo ao seu consciente. Mas sua individualidade sempre esteve ali. Não tem nada de novo.
Quando alcançar a compreensão de si, terá a compreensão de um ser humano. E logo como uma reação, uma compreensão do outro descortinará diante dos seus olhos.
E o que perceber o outro tem de relacionado com você? TUDO! Porque só é possível evoluir como gente amando. E sem alguém por perto a quem amaremos?
Entenda-se. Compreenda-se. Assim o auto amor brotará naturalmente. Sem precisar deslocar-se um passo você capaz de tudo isso.
E quando viajar você levará a todos o conforto da sua convivência.

Abraço a todos e bom ano novo!

Outro início

Eu senti uma esperança nova ontem. Vi milhares de pessoas olhando para o alto e todas elas encantadas. Deslumbradas com luzes e cores. Algumas canções animadas davam o tom da festa. As garrafas quando eram abertas tinham um som comemorativo. Foi especial pra mim também.
Alguma amizade nova em 2010?
Alguma descoberta nova?
Aprendeu algo novo?
Encarou um medo?
Correu um risco por algo que valia a pena?
Como acabou a década pra você?
Acabou a década? Mais uma? Sim. E a que começa hoje passará num piscar de olhos. Teremos a copa do mundo no Brasil, as olimpíadas, outra eleição e já foi. Já foi.
Há tanto o que fazer. Há tão pouco tempo.
Há de se fazer novas amizades.
Descobrir-se.
Aprender.
Correr riscos que valham a pena.
Agora é só o começo. E o que vem depois?
Viemos nós! Seremos nós! É nóis que voa, bruxão!
E vai ter muito mais.
Novas esperanças, cores e luzes.
Feliz ano novo!