Pesquisar este blog

Iniciativa

Há uma conhecida fábula que conta uma situação de coragem e desprendimento. Um mestre daquele grupo de pensadores-filósofos e afins, iria aposentar-se. Ele elaborou um teste pra saber qual dos discípulos iria tomar o lugar dele. O mestre disse: “Este é um raro e valioso vaso. Quem solucionar este problema tomará meu lugar”.
Passado algum tempo de meditação, um dos discípulos pulou do seu lugar de contemplação e chutou o vaso. Quebrou-o em incontáveis cacos. Os outros discípulos foram tomados de susto. E antes que pudessem demonstrar sua indignação, o mestre perguntou ao que saltou o porque de seu gesto. Ao que ele respondeu: “ O vaso era o problema. Ainda que raro e valioso, era um problema”. O mestre o condecorou, assim, com o posto prometido.
Algumas vezes tem que ter coragem de encarar que o problema é um apego nosso. Um lindo e raro apego, mas um apego. Um valioso peso morto. Ou até nem é tão peso morto, mas não é proveitoso a nossa jornada.
E pode-se perceber, também, que a coragem do discípulo foi heroica. Ele tomou uma decisão e sem esperar aprovação de seus colegas realizou o que pretendia. Quantas vezes damos a nossas idéias tamanha credibilidade? Já escrevi que até pra ser feliz tem de se ter coragem. Reitero. Quando chegar a hora senta a pua, manda ver, desce a lenha, roda a baiana e fé em deus e pé na tábua. Porque quando chega a hora é mais legal. Há uma canção dos Engenheiros que diz: “saber todo mundo sabe. Querer todo mundo quer. Mais fácil falar do que fazer”. Às vezes temos de arregaçar as mangas. Fazer o quê? Tomar a iniciativa. O resto vai vir. Nem sempre como queremos, mas vem. Depois virá o que a gente quiser.
É um texto de moral conhecida. Não tem grandes citações. Mas tomei a atitude de escrever. É através deste blog que me expresso melhor.
Recomendo desta vez a mão na massa. Mas não me atrevo dizer o que você tem de fazer. Esta iniciativa é só sua.

Recomendações

Há lições que se repetem de ciclo em ciclo. Com você também é assim? Velhas coisas retornam do além do esquecimento e materializam se no presente. E não são presentes.  Pressentes? Eu não. Mas percebo.
Assim como nas voltas que a vida dá trazem amigos e coincidências, as lições retornam. Se tu aprendeste a lidar com elas de primeira, já vai pode sacar de cara.
Perceba os ciclos da tua vida. Hoje estás em algum ponto de um deles. E é possível reconhecer. Como? Ainda não sei explicar. Mas como me ensinou o Nando, um amigo que me vê do plano espiritual, a vida dá sinais. Perceba a quantas anda teus sentimentos. Se as placas do caminho ficam pra trás ou se retornam a cada decisão impensada. E principalmente: perceba-se.
Erros e acertos são conseqüências das escolhas de cada momento. A cada momento uma lição. A lição vêm dos ciclos. São expressões que a vida te dá. Perceba! Perceba-se! E siga em frente.

Outra recomendação é o ótimo blog da sempre excelente Carina Lila. Palavras Mágicas macias as dela. Boas pra revisitar e ficar de bem consigo mesmo. Visite e comente. Eu admiro a forma como ela se expressa. É de uma beleza lirial. Aí o linck: http://carinalila.blogspot.com/
E boa leitura!