Pesquisar este blog

Reobservando as leis de Newton

Tenho pensado a cerca das tais novidades. O que me fez pensar nisso foi um carro de som. Com uma canção dessas de uma moça de voz comum ritmada por um bate-estaca. Na letra, a "cantora" dizia ser o paparaze de um "felizardo". Eu que não tenho nada haver com isso segui meu caminho. Mas minha ideia surgiu devido a velha fórmula. Coisas quase novas apresentadas do modo velho. Uma canção pop tocada até virar hit (ou irriti, no caso- ok, não pego mais no pé da canção). Assim nascem os gostos populares. Mas e se em vez de procurarmos algo novo e apresenta lo do jeito velho, procurássemos o velho para vê-lo de um modo novo. Sim, eu sei que surgem novas religiões, novos mitos todos os dias. Até o Star Wars tem quem considere mitologia. Novas versões para o evangelho dá pra encher uma caçamba. Mas ainda há a velha forma. E podemos ainda pensar em repensar idéias pouco comentadas. Aí, me caiu na cabeça feito uma maçã as leis de Isaac Newton. Como poderiam ser interpretadas em outros âmbitos? Fui à wikipédia dar um ctrl C, e aqui o ctrl V:

Lei I:(Inércia) Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.
(Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.)
Pra mim isso diz: "Tá tudo parado! Então o que se faz? Isso aí! Dá se um empurrão." Primeiro um pensamento positivo. Em seguida: "Organização e método!" como minha professora Vânia, de técnicas de spa, recomendava. Depois, põe as mangas de fora e faz funcionar. Um empurrão ou um toque é questão de circunstância. A parte que eu gosto desta lei é que o corpo tende a permanecer em movimento ou parado, ou seja, o Newton já dizia que o universo conspira a nosso favor. Alguém lembrou do ajuda te que o céu te ajudará? Pelo visto Jesus, Newton e as novas correntes de auto-ajuda  estão de acordo que tem que dar um peitaço e fazer acontecer. Isso é bom. Mas o que você quer que aconteça?
Enquato você decide vou pra segunda lei do Isaac. Wikipédia, ctrl C, ctrl V... taí:
Lei II:(Quantidade de Movimento) Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur.
(A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.)
Decidiu o que você quer? Ótimo! Esta lei de Newton põe a prova o quanto você quer. Essa força motora que o Issac fala pode ser a vontade empregada na ação. Depende do quanto você quer, você luta mais ou luta menos.
Eu gosto de imaginar que um obstáculo para um objetivo tem uma altura "X". E me pergunto se quero aquilo a ponto de superar tal altura. Lembro que nem tudo vale a pena. Nem todo desejo vale o gasto de energia despendido. Alguns são pueris. Meu irmão disse me: "deixa pra brigar pelo que vale a pena". Obrigado, cara.
Mas por outro lado tem o que realmente queremos, seja o que for. Se você quer de verdade, se passou pelo crivo de Sócrates (as perguntas: É bom? É verdadeiro? É necessário?), ou se não passou, mas você quer porque quer. Belê. Então vamos de Emmanuel: Ânimo inabalável! Ele disse relacionado a caridade ou reforma íntima, lá no Estude e Viva. Li esta frase na época de Grupo de Jovens do Centro Espírita, quando a Lênise me emprestou o livro. Sim, eu o devolvi. E faz tempo.
Voltando a vaca fria. Vontade me parece ser a palavra chave desta lei de Newton.
Lei III:(Ação e Reação) Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.
(A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)
Sim. Ou tu pensavas que era só querer e pronto. Pois é, essa lei não tem muitos adoradores. Quando tem um impecilio no teu plano, é como se esta lei te perguntasse: do que tu és feito? E aí? Vai deixar barato? Vai morrer na praia? Talvez seja aquele caso de não valer o esforço e tal. Mas pode valer! E se valer, cante com a Janis Joplin: try just a little bit harder (tente, com um pouco mais de força).  Te atira. Se é o que tu quer manda ver. Tem um universo inteiro conspirando a teu favor, 1ª lei. Conduza com força e determinação, 2ª lei. Não te mixa, põe pra quebrar, senta a pua, manda brasa, baixa lenha, roda a baiana que tem dentro de ti! Não te deixa levar pela 3ª lei.
Pensando bem, gosto dela. É ela o medidor pra saber se realmente vale a pena, se não é um preciosismo nosso. De repente a gente tá naquele de querer dar o passo maior que a perna. Conhece o dito: Como se vê pulga em cachorro novo? (parei de por as tais aspas, acho elas muito feias. Mas gosto do parênteses. Como mostra este exemplo.)
Bom, essa é minha reinterpretação das leis de Isaac Newton. Tenha as tuas. E posta aqui. Abraço a todos e aguardo os comentários. 
Acho que vou começar a campanha Imortalize seu nome no Palavras Mágicas! Deixe um Comentário Mágico e PLIM! Você estará sempre aqui. É... não colou. Mas prometo pensar em algo melhor. Enquanto isso, escreve algo aí.